Professores e gestores dos CEJAs reforçam luta contra portaria de lotação.01.300xNo fim da tarde desta quarta-feira (06), uma comissão de dez professores e gestores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) participou da audiência entre o Sindicato APEOC e a Secretaria da Educação do Estado para discutir os efeitos da portaria de lotação de 2016 nessas unidades. O vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia, que também é professor do CEJA participou do encontro.

 

Estudo sobre CEJAs

Estudo sobre CEJAs portaria de lotação-1A reunião começou com a leitura de um estudo intitulado “Identidade e Funcionamento dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) frente à Portaria N° 1.1169/2015: da afirmação à negação” elaborado pela comissão. (Disponível AQUI). Após a leitura do documento, começou a discussão em torno de alguns pontos polêmicos da portaria que impactam diretamente no funcionamento dos CEJAs. Os professores defenderam o sistema de Educação de Jovens e Adultos como uma estratégia pedagógica e social indispensável para a Educação do Ceará.

Professores e gestores dos CEJAs reforçam luta contra portaria de lotação.02.300xOs professores e a direção do Sindicato APEOC apresentaram ao secretário Maurício Holanda o comparativo entre o processo de lotação de 2015 e o que está sendo proposto em 2016. Ano passado, o sistema levava em conta as disciplinas e a carga horária máxima de lotação para cada uma delas. Em 2016, a portaria define a lotação de um número máximo de professores, independentemente das disciplinas ofertadas, baseada no número de alunos matriculados. Isso significa que alguns professores poderão atuar áreas estranhas à formação profissional deles.

Uma das propostas apresentadas foi a lotação de pelo menos um professor para cada disciplina por turno, já que o atendimento semi-presencial depende do fluxo espontâneo dos alunos matriculados.

Suspensão Já

Assim como o Sindicato APEOC, a comissão de professores dos CEJAs também defende que o processo de lotação seja suspenso. O presidente Anízio Melo disse que o avanço das negociações nesses últimos dias tem sido positivo para o debate do tema, mas reforça a necessidade urgente da Seduc suspender a aplicação da portaria para que os ajustes possam ser feitos.

A negociação entre o Governo, o Sindicato APEOC e a comissão de professores dos CEJAs continua na próxima segunda-feira (11) às 14h no gabinete do secretário da Educação do Estado.