A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Artur Bruno vai realizar audiência pública, terça-feira, dia 24, às 14h30min, para homenagear, in memoriam, o estudante João Nogueira Jucá.

De acordo com o autor do requerimento, a audiência é também um resgate da história recente. O estudante faleceu há 50 anos, no dia 11 de agosto de 1959, após resgatar diversas vítimas de incêndio que aconteceu em 4 de agosto na Casa de Saúde César Cals, no Centro de Fortaleza. Ele salvou crianças recém-nascidas e as suas mães. Segundo os registros da época, as enfermeiras pediram para que ele cessasse suas buscas no prédio tomado pelo fogo, porém ele não atendeu. Na sua última entrada ao prédio, um tubo de oxigênio explodiu atingido fortemente João Jucá.

Diante da extensão de suas queimaduras, fruto de seu esforço no resgate a vítimas, veio há falecer uma semana após o incêndio, conforme registraram os jornais. Em seu leito de morte, João Jucá disse ao seu pai, o desembargador José Jucá Filho, que a sua ação ainda foi pouco, e se pudesse teria feito ainda mais para salvar vidas inocentes.

O deputado Artur Bruno destaca a importância da audiência pública também para que os cearenses tomem conhecimento da bravura deste jovem herói, que faleceu quando tinha apenas 17 anos.