Anizio Melo, Élcio Batista (chefe de Gabinete) e Idilvan Alencar (secretário de Educação)

O Movimento Agiliza, Camilo!, liderado pelo Sindicato APEOC durante a manhã desta quarta-feira (07), já começou a dar resultados. Após 5 horas de acampamento em frente ao Palácio da Abolição, o presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, foi recebido pelo chefe de Gabinete do Governo, Élcio Batista, para uma audiência. O secretário garantiu ao dirigente do Sindicato que até sexta-feira (09) a Mensagem que efetiva a recomposição diferenciada dos profissionais da Educação será enviada à Assembleia.

 

Bastidores

Antes do encontro com Anizio, Élcio Batista se reuniu com os secretários da Educação, Idilvan Alencar, e do Planejamento, Maia Júnior. Após o acordo entre as duas pastas, o chefe de Gabinete selou o compromisso de envio do projeto ao Legislativo, como vem cobrando o Sindicato APEOC desde que ficou definido o percentual de 7% de reajuste na Regência de Classe, contemplando professores ativos e aposentados.

Anizio aproveitou a oportunidade para abordar os deputados Evandro Leitão (líder do Governo) e Elmano Freitas, que cumpriam agenda no Palácio. O objetivo foi garantir agilidade na tramitação da Mensagem na Assembleia a partir de sexta (09).

Acampamento

Os dirigentes do Sindicato APEOC chegaram no início da manhã ao Palácio da Abolição e montaram uma barraca de apoio em frente à entrada de veículos do prédio, situado na Rua Silva Paulet. Durante toda a manhã, o acampamento recebeu a visita de lideranças da CUT e do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, que se solidarizam à luta dos profissionais da Educação.

Entenda o caso

No dia 04 de abril deste ano, o próprio governador Camilo Santana anunciou, por meio da rede social Facebook, que autorizou o Secretário da Educação do Estado, Idilvan Alencar, a conceder um reajuste diferenciado aos profissionais do Magistério, no mesmo percentual do aumento do Piso Nacional do Magistério de 2017.

No dia 20 de abril deste ano, durante audiência da Mesa de Negociação Sindicato APEOC – Seduc, foi acordado um aumento de 7% na Regência de Classe (sendo 3,5% em julho e 3,5% em novembro), para ativos e aposentados. Esse índice, somado à Revisão Geral de 2%, garantiria uma recomposição de 7,64% na remuneração, atingindo, então, o percentual de aumento do Piso Nacional.

Apesar do acordo firmado, até agora o Governo do Estado não enviou a Mensagem que garante o reajuste em lei à Assembleia Legislativa. Diante da demora, que poderia comprometer a efetivação do aumento, o Sindicato APEOC iniciou o Movimento Agiliza, Camilo! Graças à ação qualificada da entidade e da pressão realizada junto aos órgãos do Governo, ficou acertado o envio da Mensagem para o Legislativo nesta sexta (09).

O Sindicato APEOC vai continuar vigilante e atento aos prazos desse processo pra garantir que todos os termos do acordo sejam respeitados.