Reféns do medo: alunos e professores são as maiores vítimas dos bandidos, a cada dia mais ousados.

Essa situação, de medo e insegurança, vem se repetindo com frequência, em várias escolas municipais e estaduais. Tanto que o Sindicato – APEOC realizou audiência na Assembleia Legislativa para discutir o problema.

A pedido de professores e diretores o Sindicato – APEOC fez visitas a sete escolas em menos de um mês para constatar a situação. A entidade convocou gestores públicos de várias áreas para pensar estratégias de ação e enfrentamento à insegurança dentro e fora dos muros das escolas.

Durante a reunião, o tesoureiro do Sindicato – APEOC, Anísio Mello, informou que as escolas Teófilo Girão, Creche Filgueiras Lima, Edilson Guimarães, Bernadeth Oriá, Josefa de Alencar e Infante Rosalina, estão entre as que apresentaram, recentemente, casos graves de violência. A maior parte está na área que pertence à Secretaria Executiva Regional (SER) VI.

Há algumas semanas, três escolas municipais foram alvos da ação de bandidos. Na primeira, no Conjunto Palmeiras II, um homem foi preso ao comercializar drogas em frente a uma unidade de ensino. Outra, situada no Barroso II, foi invadida por um grupo armado que fez professores, funcionários e alunos reféns e roubou todos os pertences das vítimas. Na Escola Municipal Francisco Andrade Teófilo Girão, no Barroso, funcionários, professores e alunos também foram surpreendidos por assaltantes armados.