A presença do Sindicato APEOC tem sido constante em diversos espaços de luta. Os sindicatos são importantes embora não sejam unipotentes. Mas não custa lembrar que sua força está na base e nossa base é historicamente aguerrida.

Nós, da direção da APEOC, temos ido aos locais de trabalho como nenhuma outra direção sindical e iremos a todas as escolas que formos chamados. É hora de nos unirmos e cada um de nós assumir a responsabilidade individual para termos a ação coletiva fortalecida.

Nós, professores, temos uma condição diferenciada dos demais trabalhadores que é a possibilidade de recuperação de faltas. Isso deve ser fator motivador de luta e não de desmobilização.

Nós, professores, já demos demonstrações claras de força, organização e capacidade de luta em diversos momentos, assim como a responsabilidade e compromisso com nossa valorização.

Em 2011, quem votou contrário à nova greve (pois a greve já havia sido encerrada) votou a favor dos 80% do FUNDEB e de todos os seus desdobramentos (PVR, 1/3, raspa tachos, concurso, promoções, desembarreiramento, Nova Carreira, etc), coisa que o tempo tratou de provar que foi a decisão mais acertada.

A greve de 2016 foi iniciada e encerrada pela categoria em todo o estado. Encerramento ocorrido após um longo período, inclusive com greve nas férias (ou férias na greve) para que nós professores tivéssemos aumento salarial superior às demais categorias estaduais, que alguns diziam que nos ajudariam na luta e que de fato não o fizeram.

Em 2017, encontramos um cenário nacional desafiador e desastroso para imensa maioria dos trabalhadores com a terceirização irrestrita, reforma PREVIDENCIÁRIA, reforma trabalhista, reforma do ensino médio, desemprego alarmante e constantes ataques aos programas sociais outrora existentes.

Apesar de, no cenário estadual, termos conquistado ganho DIFERENCIADO (2% em V.B. + 5,64% em Regência), não podemos cruzar os braços e assistir esse desmonte do estado brasileiro e dos direitos dos trabalhadores.

Helano MaiaSecretário Geral do Sindicato APEOC