O Sindicato APEOC promove nesta quinta (08) e sexta (09) o Encontro Estadual dos CEJAs. O evento conta com a participação de mais de 60 profissionais de 28 Centros Educacionais de Jovens e Adultos, do interior e capital, além de representação da Secretaria da Educação do Estado e da direção do próprio Sindicato. O objetivo é discutir e propor uma política de valorização dos CEJAs, afim de garantir maior apoio institucional às unidades e aos profissionais, sob quatro aspectos fundamentais:

– Comunicação e divulgação da atuação dos CEJAs no contexto da Rede Estadual de Ensino;
– Dados/números/SIGE/Metas;
– Propostas Pedagógicas;
– Modelo de Funcionamento Individual de cada CEJA.

Abertura do Encontro

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo; o vice-presidente estadual, Reginaldo Pinheiro; além da coordenadora da Célula de Educação Continuada, Inclusão e Acessibilidade da Seduc, Antônia Alves; Maria Valdecir Abreu (CEJA Neudson Braga); Alles Lopes (CEJA Moreira Campos); Ana Carolina Braga (CEJA Monsenhor Hélio Campos); Francisco Rener da Silva (CEJA Ana Vieira Pinheiro, de Icó); e José Ribamar (CEJA Dona Estrela, de Tianguá).

A mesa apresentou as últimas conquistas da categoria, resultado da organicação e da luta do Sindicato APEOC e dos profissionais do CEJA. Entre elas, destaca-se a efetivação da carga horária ininterrupta de 6h; o direito ao 1/3 da carga horária para horas atividades pelos professores lotados no SASP; bem como o direito à hora aula de 50 minutos. Também foram discutidos os problemas dos Centros como a evasão e a falta de valorização do ensino e dos profissionais da modalidade de Jovens e Adultos do Ceará.

O presidente do Sindicato, Anizio Melo, reforçou que a valorização vem por meio de mais investimentos na Educação. “Estamos construindo uma grande frente de luta, e cabe a nós, educadores, sermos os protagonistas dessa batalha. Cabe a nós apresentarmos alternativas. Atualmente essa alternativa passa pela garantia do Fundeb e pela luta para uma nova política e continuação do fundo para a Educação e valorização dos professores. Esse encontro é importante para fortalecer o CEJA como uma política de Estado e como espaço de diálogo entre os trabalhadores dos Centros de Jovens e Adultos”, falou.

Composição de Comissões

No período da tarde os representantes das unidades vão compor quatro comissões de sistematização para discutir as propostas elaboradas por cada CEJA com a participação de estudantes, professores, técnicos e gestores. Ao final, será produzido um documento conclusivo a ser apresentado ao secretário da Educação do Estado, Idilvan Alencar.