Com a maior delegação levada pela CNTE(Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) a um congresso mundial, terminou nesta terça-feira, dia 26/07, o 6º Congresso da Internacional da Educação. Cerca de duas mil pessoas de 154 países participaram do evento, que teve início no dia 22 de julho na Cidade do Cabo, África do Sul. Com o tema “Construindo o futuro através da educação de qualidade”, o Congresso definiu metas e resoluções a serem cumpridas nos próximos anos.

Para o presidente da CNTE, Roberto Leão, a participação da Confederação no Congresso foi positiva. “A CNTE teve uma participação como nunca teve em outros congressos.  Nós pudemos demonstrar nossa opinião a respeito da questão da crise deixando bem claro que as políticas sociais públicas educacionais não podem pagar o preço da ganância do sistema financeiro internacional. A educação de qualidade que nós defendemos é aquela que contribui para a construção da cidadania e para a construção de uma pessoa capaz de intervir sendo protagonista da sua própria história”, destacou Leão.

Durante a realização do Congresso, os delegados da IE aprovaram a resolução sobre política educacional que deve ser aplicada em todo o planeta. O documento contou com a contribuição dos filiados dos cinco continentes e é intitulado “Uma educação de qualidade para construir o amanhã”. Para colocar em prática a política educacional, a IE se compromete a criar planos de ação, além de realizar diversas atividades para sua disseminação, como a Campanha do Dia Mundial dos Docentes e a Semana Global pela Educação.

Fonte: CNTE


EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EXIGE DIGNIDADE!

SINDICATO APEOC – FILIADO À CNTE E CUT

Dia 01 de Agosto, às 15h, no Ginásio Paulo Sarasate, ASSEMBLEIA GERAL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL CEARÁ (capital e interior).

“É PRA LÁ QUE EU VOU”!