O Sindicato APEOC comemora mais uma vitória na luta pela valorização do magistério no Ceará. Nesta segunda-feira (22), os vereadores de Tauá aprovaram o projeto de lei enviado pela Prefeitura que garante o reajuste de 7,64% aos professores da rede municipal. O aumento corresponde ao mesmo percentual de reajuste do Piso Nacional do Magistério, proposto pelo Sindicato APEOC como a referência mínima para a recomposição salarial dos docentes. O pagamento será retroativo a 1° de janeiro, data-base da categoria. Os valores referentes ao período de janeiro a abril serão pagos de forma escalonada até agosto.

A batalha pelo reajuste

No dia 08 de maio, o Sindicato APEOC/Tauá solicitou ao Poder Legislativo, em articulação com os vereadores tanto da base aliada da Prefeitura como da oposição, que observasse no projeto de lei enviado à Câmara a ausência da tabela vencimental e dos inativos (IPMT). Depois dessa cobrança, a mensagem foi devolvida para ser alterada pelo Executivo e, na sessão seguinte, foi votado e aprovado o pedido de urgência. Vale lembrar que novamente a APEOC solicitou a correção do projeto para incluir a tabela vencimental do professor auxiliar. O pedido foi acatado pela gestão municipal.

Apesar da urgência, o projeto de lei acabou não sendo votado porque um parlamentar da oposição pediu vistas de num outro projeto. Essa atitude acabou acirrando os ânimos entre os parlamentares e a sessão foi esvaziada, sem quórum suficiente para a votação do reajuste dos professores.

O Sindicato APEOC articulou com os vereadores que o reajuste fosse votado em sessão extraordinária (18/05), mas a chefe de gabinete do prefeito Carlos Windson retirou o projeto da pauta para alterar/reformular e evitar dúvidas de interpretação.

Na sessão seguinte (22/05), ainda foi possível verificar um erro de cálculo na referência 1 (3° pedagógico). Graças à mediação do Sindicato, o projeto foi modificado mais uma vez. Durante a sessão ainda houve uma discussão sobre a ausência dos pensionistas. Mais uma vez a representação classista da categoria do magistério intermediou a solução do caso, garantindo o mesmo percentual de reajuste aos aposentados e pensionistas.