Vale-Transporte, Vale-Alimentação e Pagamento de Temporários

O presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, juntamente com a assessoria jurídica, esteve no dia 1º de março na Secretaria de Educação para tratar da pauta emergencial e apurar irregularidades denunciadas por professores.

Com relação às denúncias de atrasos no pagamento do vale-transporte e do auxílio-alimentação, foi esclarecido pela COGEP que estes se deram de forma pontual e atingiram somente os professores cujas lotações não foram encaminhadas em tempo hábil pela escola.

Mesmo nesses casos, assim que a lotação dos professores for regularizada, os mesmos receberão os valores de forma retroativa.

Diante dessa situação, o Sindicato APEOC cobrou agilidade na regularização da lotação e resolução do problema para que não haja nenhum prejuízo aos professores.

Já no tocante às denúncias de atraso de pagamento de alguns professores temporários, foi informado pela SEFOR que os atrasos só ocorreram naqueles contratos que terminaram em dezembro de 2011 e foram renovados a partir de janeiro de 2011.

Nesses casos, segundo a SEFOR, não havia maneira de se proceder à inclusão em folha de pagamento destes contratos em razão da orientação da PGE de só prorrogar os pagamento dos contratos que ainda se encontravam em folha em janeiro.

E com relação aos professores temporários com pagamento em atraso, esclareceu-se que estes já se encontram em planilha enviada ao setor de pagamento e receberão sua remuneração a partir do mês de abril com valores retroativos ao mês de janeiro, não havendo, desta maneira, nenhum prejuízo ao professor.

Ressalte-se a prorrogação e garantia de pagamento dos companheiros e companheiras professores temporários foi uma árdua luta no campo jurídico e político do nosso Sindicato.

Na ocasião, aproveitou-se para reiterar junto à Secretária de Educação, Profa. Izolda Cela e o Secretário Executivo, Sr. Idilvan Alencar, a cobrança de uma reunião entre o Sindicato APEOC e o Governo para ser discutida a pauta da Campanha Salarial de 2012.

Ítalo Bezerra