No último dia 11 de novembro, uma comissão de trabalhadores em educação, representantes de pais e direção do Sindicato – APEOC estiveram em reunião oficial com o vereador Guilherme Sampaio, Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal. Na ocasião trataram de uma série de questões ainda pendentes de efetivação por parte da Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Fortaleza.

Entre pleitos e questionamentos abordados pelo Sindicato – APEOC estava à aquisição de computador para os educadores. Uma reivindicação do Sindicato – APEOC junto à prefeitura de Fortaleza, pedindo doação de computadores Laptops para todos os educadores da rede municipal de ensino. Idéia já materializada em Projeto Indicativo do vereador Guilherme Sampaio e aprovado na Câmara Municipal em outubro deste ano. E, agora só resta lutar e pressionar a chefe do Poder Executivo Municipal a efetivar este importante avanço pedagógico;

Gestão democrática nas escolas municipais foi outra cobrança do Sindicato – APEOC com vista a proporcionar às escolas municipais forma de acesso aos postos de gestão através de processo de eleições diretas. O fortalecimento dos conselhos escolares e a organização dos estudantes também foram reiterados pelas lideranças que estiveram com o Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza.

A nomeação já da vice-diretora da Escola Municipal Estudante Paulo Sérgio no Barroso foi outro pleito encaminhado em nome da comunidade escolar, que pedia através de processo a indicação da diretora (Elizabeth) e da vice-diretora (Juliana).

Após intensa luta a prefeita de Fortaleza assinou ato nomeando a diretora Elizabeth, deixando de fora a vice. Portanto, a luta agora é em torno da nomeação da vice. O processo de nomeação encontra-se no gabinete da prefeita Luizianne Lins.

A conquista de concurso público é uma vitória do Sindicato – APEOC, apesar da necessidade de muitos outros concursos. Neste sentido, cobrou o Sindicato – APEOC mais uma nova convocação de professores aprovados e com isso suprir as carências definitivas. O vereador Guilherme Sampaio, em contato direto com a Secretária Ana Maria, informou que serão feitas novas convocações e se comprometeu garantir a ampliação da data de validade do último concurso municipal.

Encaminhou o Sindicato – APEOC ao vereador Guilherme Sampaio pedido de melhor estrutura funcional para os gestores nas Creches e Centros de Educação Infantil. Cobrou também que as Creches e Centros de Educação Infantil tenham maior quadro de funcionários de apoio, assim como maior autonomia gerencial e de recursos financeiros. Guilherme Sampaio apoiou o fortalecimento da educação infantil e apontou continuidade do debate;

Pediu ainda o Sindicato – APEOC urgência na discussão da regulamentação do planejamento dos docentes nas escolas municipais. O presidente da Comissão assumiu posição pela instalação de um grupo técnico GT para discutir e encaminhar resolução sobre o tema.

Sobre a readequação do Plano de Cargos e Remuneração Salarial, o Sindicato – APEOC cobrou instalação imediata de um grupo para negociar e debater a Lei do Piso Salarial e sua aplicação na rede municipal de ensino. Ficou preestabelecido compromisso de discussão no momento de negociação da data base.