20160127 164116

O vice-presidente estadual do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, acompanhado da presidente da Comissão Municipal do Sindicato em Boa Viagem, Socorro Leocádio, e do vice-presidente da Comissão, Antônio Ivandir, participou nesta quarta-feira (27) de uma audiência com o prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, e com a Secretária da Educação do município, Lucirene Castelo Branco.

O encontro foi para discutir a aplicação de 1/3 da carga horária para atividades extraclasses na rede municipal de ensino, como prevê a Lei do Piso. Participaram também da reunião a chefe de gabinete da Prefeitura, Liduína Teixeira, e os vereadores Adelmo Rodrigues e Gutemberg Mendes.

Negociação

Depois de muita negociação, o prefeito se comprometeu em atender à reivindicação dos trabalhadores ainda este ano. De acordo Reginaldo Pinheiro, o rateio dos recursos do Fundeb de 2015, que garantiu um repasse de mais dois salários e meio aos professores em janeiro, é um indicativo que há disponibilidade de verba para a aplicação de 1/3.

Foi autorizado um estudo técnico para saber o número exato de turmas existentes e a quantidade de jornadas de trabalho. A ideia é avaliar a repercussão financeira da medida e indicar quantos novos professores precisarão ser contratados para o cumprimento do benefício. O Sindicato APEOC também vai acionar a assessoria técnica para acompanhar os dados e fazer um estudo paralelo. Esse documento servirá de subsídio nas negociações.

Em virtude da promessa de aplicação de 1/3 da carga horária para atividades extraclasse, o Sindicato APEOC também reivindicou a convocação dos aprovados no último concurso público realizado em 2015. Também foi reforçado o pedido de ampliação definitiva de carga horária dos professores. Sobre essa pauta, o prefeito informou que a medida está em análise.

Fala, APEOC

Reginaldo Pinheiro lembra que a luta em Boa Viagem pela garantia dos direitos dos trabalhadores em Educação começou há três anos. “Tivemos muitas conquistas, como a realização de concurso público, ampliação de carga horária para os profissionais de serviços gerais das escolas, reajuste salarial em 2015, rateio do FUNDEB e a participação dos dirigentes do Sindicato no Conselho de Acompanhamento e Controle social do FUNDEB. Agora nossa luta é pela aplicação do 1/3. É preciso que a categoria continue mobilizada para avançarmos em mais essa conquista”, disse o vice-presidente estadual.

Outros serviços

20160127 150547pO vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, também fez atendimento jurídico aos sócios, tirando dúvidas e dando esclarecimentos sobre aposentadoria, remoção de professores, licença médica e outros assuntos. Na ocasião, também foram oficializadas mais de 60 novas filiações ao Sindicato, resultado da mobilização do último mês de janeiro. Com esse novo lote de filiações, o número de sócios em Boa Viagem é superior a 300 professores da Rede Municipal.