Dirigentes do Sindicato APEOC participam da 1ª Edição Estadual do Curso de Formação da Plataforma Operária e Camponesa de Energia no Ceará, que termina nesta sexta (02). O curso teve início nesta quinta-feira (1º) e faz parte do plano de trabalho nacional da Plataforma Operária. O encontro se realiza no auditório da sede do Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro), no Centro de Fortaleza.

O secretário de Assuntos dos Aposentados do Sindicato APEOC e secretário executivo da CNTE, Juscelino Linhares, e o representante do Sindicato APEOC na CNTE, Alessandro Carvalho, representam o Sindicato e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação no encontro. Com a participação de entidades sindicais e movimentos sociais, o curso tem como objetivo a realização de um amplo processo de formação e esclarecimento da população sobre a questão energética; a importância estratégica do petróleo brasileiro, principalmente as áreas do pré-sal; o campo de vista do trabalhador em torno do petróleo; e o atual estágio da produção de petróleo e energia no país e sua implicação para as áreas de Educação, Saúde, Emprego e Direitos.

Ao final do curso, serão elaborados grupos para formação no interior do estado, além de articular processos de organização, agitação, propaganda e lutas por todo o Ceará.

Plataforma Operária

A Plataforma Operária e Camponesa para a Energia foi criada em 2010, a partir da articulação entre movimentos sociais, trabalhadores eletricitários, petroleiros, engenheiros, e atingidos por barragens e agricultores. A proposta da Plataforma é criar um espaço de diálogo e articulação das lutas para se avançar em um projeto popular para a energia no Brasil.