O Sindicato APEOC, representado pelo secretário executivo adjunto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Alessandro Carvalho, participa do IV Encontro Pedagógico Latino-Americano: Programa e Experiências Pedagógicas, organizado pela IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), em conjunto com a CNTE. O encontro tem objetivo de discutir o contexto e desafios da educação pública. O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de novembro, em Belo Horizonte.

Os participantes do encontro estão debatendo temas como, Direitos Humanos e Diversidade; América Latina diante do Retrocesso dos Governos Populares; e O Futuro da Profissão de Docente. O eventou conta com a presença de representantes latino-americanos, de vários países.

Debates temáticos

Nos dias 13 e 14 de novembro foram realizados debates temáticos que antecederam o Encontro Pedagógico. Essas reuniões abordaram diversos assuntos, entre eles Educação Infantil, a Educação e os Direitos LGBTs, os Povos Indígenas e Educação Superior.

No debate sobre Educação Infantil, o dirigente Alessandro chamou atenção para a necessidade de um novo Fundo permanente e com maior incentivo financeiro da União, pauta levantada pelo Sindicato APEOC. “Os profissionais da Educação têm a necessidade de defender um Novo Fundeb como condição fundamental para conservar o que a Educação Pública e seus trabalhadores conquistaram e também garantir novos avanços”, declarou.