A direção do Sindicato APEOC e um grupo de professores e gestores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) entregaram ao Secretário da Educação do Estado, Idilvan Alencar, o documento síntese das propostas de valorização dos CEJAs. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (11) na sede da Seduc, e contou com a presença do presidente estadual do Sindicato APEOC, Anizio Melo; do vice-presidente, Reginaldo Pinheiro; e do secretário geral, Helano Maia.

O documento é fruto de dezenas de reuniões e audiências que culminaram na realização do Encontro Estadual dos CEJAs, nos dias 08 e 09 de junho, no Sindicato APEOC, com participação de representantes de 30 das 32 unidades de Educação de Jovens e Adultos do Estado. A síntese reúne contribuições de alunos, professores e gestores dos CEJAs, além de dirigentes do Sindicato APEOC, divididas em quatro eixos:

– Comunicação e divulgação da atuação dos CEJAs no contexto da Rede Estadual de Ensino;

– Dados/números/SIGE/metas;

– Propostas pedagógicas;

– Modelo de funcionamento individual de cada CEJA.

O secretário da Educação elogiou a qualidade do documento e assegurou que a Seduc iniciará um estudo de todos os eixos apresentados pela categoria para iniciar o processo de negociação das sugestões apontadas, com a participação do Sindicato APEOC.

Encaminhamentos imediatos

Durante a apresentação do documento, Idilvan Alencar afirmou que é possível já a partir de segunda-feira (14) alterar a carga horária dos docentes no sistema semipresencial. A proposta é que os professores trabalhem 6 aulas ininterruptas de 50 minutos cada, com direito a intervalo entre um expediente e outro. Para o Sindicato APEOC, a medida trará um impacto positivo ao funcionamento dos CEJAs, com ampliação do horário de atendimento dos estudantes.

Luta desde 2016

A mobilização do Sindicato APEOC e dos profissionais dos CEJAs se fortaleceu em janeiro de 2016, após a publicação da Portaria Nº 1.169/2015, que trata da lotação dos CEJAs. A categoria se organizou, sob a liderança do Sindicato APEOC, para alterar vários itens do documento, que ameaçavam o funcionamento das unidades.

Por meio da luta qualificada e da negociação, o Sindicato APEOC contabiliza várias conquistas que beneficiaram os profissionais e os estudantes dos CEJAs, como a concessão de gratificação para diretores e coordenadores das unidades; oferta de merenda escolar; recesso natalino; garantia de 1/3 da carga horária para planejamento; e mais recentemente a efetivação da hora aula de 50 minutos.