O Sindicato APEOC participa nesta sexta (09) e sábado (10) do I Congresso Extraordinário e Exclusivo da Central Única dos Trabalhadores do Ceará, realizado no Sindicato dos Bancários, em Fortaleza. O evento reúne mais de 300 delegados de várias entidades filiadas à CUT, sendo que o Sindicato APEOC tem a maior delegação do Congresso entre os sindicatos associados. 30 dirigentes da entidade foram escolhidos para defender a pauta da Educação Pública e dos profissionais do setor.

O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, afirmou que a intenção é colocar a Educação como eixo estratégico na luta pela ampliação das conquistas sociais. “Faremos a defesa do Novo Fundeb, permanente e com mais recursos da União. Defenderemos essa e outras pauta aqui no Ceará, e também lutaremos para que a CUT Nacional assuma essa bandeira”, disse.

Além dessa reivindicação, a delegação do Sindicato APEOC também vai defender a criação de uma Frente Sindical Cutista do Serviço Público do Ceará, para organizar o debate e as reivindicações desse público, nos âmbitos municipal, estadual e federal. A terceira proposição que será apresentada diz respeito ao direcionamento da luta nacional contra a onda de retrocessos patrocinada pelo governo golpista de Temer. Para o Sindicato APEOC, o centro da discussão deve ser a luta contra as reformas malditas, que ameaçam direitos conquistados pelos trabalhadores e aprofundam a crise econômica e política no país. O Sindicato APEOC também defende Diretas Já e a saída imediata do presidente ilegítimo Michel Temer.

O Congresso da CUT termina neste sábado (10) com a aprovação das emendas e resoluções discutidas nos grupos de trabalho. Ao final, serão eleitos os delegados e delegadas que representarão o Ceará na 15ª Plenária Nacional da CUT.