Dentro do nosso objetivo e dever em dar apoio aos nossos filiados que são professores da rede municipal de ensino de Fortaleza, o Sindicato-APEOC esteve em audiência na tarde de hoje, dia 18-11-11, na Secretaria Municipal da Educação com o Secretário da Educação do Município de Fortaleza, Elmano Freitas.

O Sindicato apresentou a seguinte pauta emergencial de nogociação: 1) Convocação dos professores do cadastro de reserva do concurso de 2009; 2) Cumprimento da Lei 11.7.738 de 16 de julho de 2008 com a implantação do 1/3 das atividades extraclasse; 3) Pagamento dos anuênios atrasados; 4) Não reposição de aula aos sábados; 5) Eleição para Diretor Escolar; e, 6) Reajuste do valor do vale refeição para R$ 10,00 (dez reais).  

A reunião foi positiva, com alguns compromissos assumidos por parte da gestão municipal, e teremos uma série de audiências com o Secretário Municipal de Educação de Fortaleza. Compareceram a reunião os Diretores da APEOC, Sérgio Bezerra; André Sabino, Josilma Frota, os professores do cadastro de reserva do concurso de 2009, Ana Cherlly e Cibele Mapurunga.

Elmano Freitas pretende fazer ainda este ano uma convocação de professores do cadastro de reserva, porém é necessário um replanejamento da rede tendo como objetivo uma lotação que contemple o planejamento por área e a formação continuada dos professores, bem como, a ampliação da jornada das atividades extraclasse a partir de 2012, para cumprimento da Lei 11.738/2008, do piso salarial.

Com relação aos anuênios atrasados nos salários dos professores o Secretário informou que  a administração intenciona repor no mínimo 8 anuênios, o que corresponde ao mandato da atual administração.

A Direção do Sindicato cobrou a não reposição de aula aos sábados, Elmano falou que nas escolas que não tem mais necessidade de repor aulas já não tem aulas aos sábados, e que não ver outra maneira de repor as aulas e encurtar o ano letivo a não ser com aulas aos sábados.

O assunto eleição para Diretor Escolar que é uma reivindicação antiga do Sindicato-APEOC e da categoria, Elmano Freitas informou que pretende iniciar um amplo debate com o Sindicato e a categoria buscando construir um processo que garanta uma ampla democracia e que assegure uma boa relação no ambiente escolar.

Na oportunidade informou o Secretário que já havia assinado a prorrogação do concurso de 2009 e que em breve será publicado no Diário Oficial do Munícipio.

O pleito de ampliar para R$10,00 (dez reais) o valor do vale refeição o Secretário informou que este assunto é discutido no âmbito da Secretaria da Administração do Município – SAM, porém poderá tratar do assunto com o Secretário da pasta.