REUNIAO PISO COM GUIMARAES 001.800

O presidente do Sindicato APEOC, professor Anízio Melo, convocou a direção da nossa instituição sindical, a Central Única dos Trabalhadores, CUT-CE, e os técnicos do Instituto APEOC para uma reunião de trabalho preparatória com foco na primeira audiência com o novo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, onde serão tratadas questões diretamente vinculadas à Valorização de todos os profissionais da Educação.

Na reunião, também compareceram o Secretário da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC), professor Maurício Holanda, e o Deputado Federal (PT-CE), José Nobre Guimarães.

REUNIAO PISO COM GUIMARAES 003.300xO presidente Anízio Melo destacou que o Sindicato APEOC não abre mão da defesa de uma pauta imediata de valorização profissional na rede estadual de ensino do Ceará.

Exigimos a construção de uma política de Estado perene e consistente, com base na agenda do novo PNE (Plano Nacional de Educação), principalmente suas metas 17 (ampliação da remuneração) e 18 (qualificação da carreira), para garantir avanços decisivos na política de valorização de todos os profissionais da educação.”, afirmou Anízio.

REUNIAO PISO COM GUIMARAES 095.300xO Secretário da Educação Básica, Maurício Holanda, reafirmou o compromisso com o diálogo e a definição de uma agenda política de valorização dos profissionais da educação. Além de discutir as bases para a implantação do atual reajuste do Piso Salarial Profissional no patamar de 13,01%, o secretário assumiu o compromisso de avançar no debate sobre a efetivação da meta 17 do novo PNE.

O Deputado Federal, José Nobre Guimarães, esclareceu que deve ocorrer a ampliação do financiamento da educação sob uma nova pactuação federativa e com base nos desafios impostos pelo novo PNE como uma prioridade do Estado Brasileiro.

Na ocasião, o parlamentar assumiu o compromisso imediato de encaminhar as propostas do Sindicato APEOC, que tratam da ampliação dos investimentos da União no FUNDEB, aos representantes do governo federal.

Pauta prioritária para a audiência com o Governador – NÃO ABRIMOS MÃO!

  • Aplicação do reajuste do Piso Salarial, retroativo a janeiro de 2015, no patamar de 13,01% com a valorização de toda a carreira do magistério, repercutindo para ativos, aposentados e temporários;
  • Efetivar o ganho remuneratório para os Funcionários da Educação a partir da Definição da Nova Tabela Vencimental proposta pelo DEFE-APEOC (Departamento de Funcionários da Educação do nosso Sindicato);
  • Garantia de Vale Alimentação para os professores temporários;
  • Garantir a Descompressão da Carreira do Magistério;
  • Aprovar em Lei Estadual a destinação dos Royalties do Petróleo e Gás para a Valorização de todos os profissionais da Educação;
  • Antecipação da Meta 17 do PNE: Definir uma Política Permanente de Valorização Profissional com base nos cálculos da média nacional da remuneração dos profissionais com mesma formação;
  • Resolução dos problemas no atendimento do ISSEC.