O Sindicato-APEOC esteve renido com a Comissão técnica da Comissão Especial de Valorização Magistério, dia 17 de junho de 2010, ás 16 horas no Gabinete SEDUC.

A pauta da reunião além de incluir as propostas de funcionamento da referida Comissão, discutiu o horário das escolas profissionais e convocação concursados, demanda apresentada pelo Sindicato APEOC na última reunião.

Resultado Audência SEDUCLogo no inicio da reunião, em atendimento a nossa reivindicação, foi informado aos Diretores do Sindicato APEOC presentes que hoje, dia 18 de junho, sairá o Edital de convocação dos professores aprovados no ultimo concurso, bem como a lista das carências e a lista para a perícia médica e a relação dos exames médicos necessários para nomeação dos professores.

A Comissão Especial de Valorização do Magistério tratou também do funcionamento e a carga horária dos professores lotados nas Escolas Estaduais de Ensino Profissional, os professores Reginaldo Pinheiro, Anízio Melo e Sergio Bezerra, Diretores do Sindicato APEOC, solicitaram esclarecimentos sobre o horário de funcionamento dessas Escolas de tempo integral, reafirmando que a a carga horária de 40 horas semanais do professor deve ser observada.

Por parte da SEDUC estiveram presentes a Marta Emilia, Socorro, Andrea e a Marilze, que informaram que as aulas nessas Escolas no turno da manhã têm inicio às 7 horas e termino às 11h30min, o almoço das 11h30min às 13h, e o turno da tarde das 13h às 16h40min. A orientação da SEDUC é que durante a semana os professores que tem carga horária de 40 horas semanais tenham um turno livre (5 horas) para que não haja  horas excedentes de trabalho e caso haja planejamento aos sábados deve haver compensação das horas do planejamento na semana (segunda a sexta).

Informaram também que hoje existem 59 escolas profissionais, 52 em construção e 14 escolas de ensino regular serão transformadas em ensino profissional.

A Professora Marta Emilia informou que o Colégio Justiniano de Serpa é a primeira escola de Ensino Médio de tempo integral regular sem curso profissional.

Ao final ficou encaminhado, que o Sindicato APEOC, viabilizará uma reunião entre a Comissão Especial de Valorização do Magistério, a SEDUC e o Sindicato APEOC e a Professora Maria Izabel Azevedo Noronha, Conselheira do Conselho Nacional de Educação que estará a convite da APEOC no Estado do Ceara no final deste mês, quando serão tratados assuntos sobre o Plano de Cargo, Carreira e Salários dos Funcionários.

A próxima reunião será de toda a Comissão, no final deste mês,  e Tratará do Cronograma dos Encontros Macro Regionais sobre a Valorização dos profissionais do Magistério e debaterá com Professora Maria Izabel Azevedo Noronha, Conselheira do Conselho Nacional de Educação o Panorama sobre os Planos de Carreira no Brasil.