Escolas sem infra-estrutura, professores mal remunerados e, nos últimos tempos, o agravamento do problema da insegurança coloca em xeque a Educação cearense. Tudo isso reflete no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação, que coloca o Estado na 10ª posição no País. Pior é a situação de Fortaleza, que ostenta a última colocação entre as capitais nordestinas, ao lado de Maceió.

Para se ter uma ideia, mesmo se cumprir as metas projetadas para 2021, o Ceará não atingirá o patamar de 6.0, verificado nos países de primeiro mundo.

Apesar disso, o Estado ainda lidera o ranking nordestino, com notas de 3,5; 3,4 e 3,1, respectivamente, para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio.

Visitando algumas escolas, facilmente se constata os mais variados problemas. A Escola Municipal Marieta Cals, localizada no Conjunto Palmeiras, mais parece um presídio. Gradear toda a unidade escolar foi a única forma encontrada pelo diretor, Ademir Rebouças da Costa, para garantir a integridade física dos 1.500 estudantes matriculados nos três turnos.

“Os assaltos são constantes nessa área. Os ladrões ficam à espera do término da aula para tomar os celulares dos nossos alunos. Quando o pessoal do Ronda do Quarteirão está por perto, ficamos mais tranquilos. No entanto, nem sempre a viatura está disponível nesse horário”, explica Ademir Rebouças.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Dias Macedo, localizada no Bairro de mesmo nome, é outra que sofre os reflexos da violência. Na porta do colégio, em 1998, um vigia foi assassinado. A secretária escolar Francisca Paula da Silva, a dona Chiquinha, relata que já foi atacada duas vezes. “Estava na parada do ônibus quando os ladrões tomaram a minha bolsa. Eles esperam a gente sair e nos acompanham. Isso quando não resolvem entrar na própria escola para roubar os professores, estudantes ou a merenda escolar durante a noite”.

Essa não é a única carência da unidade escolar que recebe 600 alunos nos três horários. Ela aguarda recursos para a conclusão da quadra esportiva.