Uma boa notícia para os educadores: a Comissão de Educação do Senado aprovou, na última terça-feira (27/10), projeto de lei que pretende garantir vagas nas universidades federais para professores de educação básica da rede pública de ensino, sem a necessidade de exame vestibular.

A matéria, apreciada em caráter terminativo, ainda deve passar pela Câmara dos Deputados. E se for aprovada pelos parlamentares, será encaminhada para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Terão direito a pleitear acesso por processo diferenciado professores concursados das redes municipais, estaduais e federal, que tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e não possuam ainda diploma de graduação.

Terão prioridade, ainda de acordo com a proposta, os professores que optarem por cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Portuguesa.

Segundo o autor do projeto, senador Cristovam Buarque, atualmente há um déficit da ordem de 400 mil profissionais para o ensino das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Na educação básica, há pelo menos 30% de docentes sem formação adequada para os padrões aceitos.