O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, também confirmou presença na audiência pública que vai discutir o financiamento da Educação e a proposta do Novo Fundeb, apresentada pelo Sindicato APEOC. O debate será realizado na próxima quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Ceará.

Heleno Araújo recebeu o convite da audiência das mãos do presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, e do secretário executivo adjunto da CNTE, Alessandro Carvalho. Ambos representaram o Sindicato APEOC na reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) da Confederação, realizado nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), em Brasília.

Reunião do CNE

Durante mais uma reunião do Conselho Nacional de Entidades, os dirigentes do Sindicato APEOC apresentaram às lideranças sindicais dos outros estados a tese em torno dos precatórios do Fundef. “Nós defendemos e não abrimos mão que pelo menos 60% dos recursos sejam investidos na valorização do Magistério”, disse Anizio Melo.

Os dirigentes da APEOC também mobilizaram os presentes para a defesa da proposta do Novo Fundeb, como política de estado permanente e com mais recursos da União, saltando de 10% para 30% o percentual da complementação.

Outra pauta levantada durante o encontro foi o incentivo da CNTE às candidaturas de professores nas próximas eleições legislativas, para aumentar as bancadas estaduais e federal em defesa do Ensino Público e dos profissionais da Educação. O objetivo é reforçar o enfrentamento aos retrocessos que o governo golpista apresenta no legislativo.