O Sindicato APEOC participou nesta terça-feira (31) de uma audiência com o novo prefeito de Paracuru, Ribamar Baptista, conhecido como Ribeiro, a secretária de Educação do município, Diana Jaqueline, e a secretária de Planejamento, Joana D’arc Baptista. O encontro tratou das reivindicações dos profissionais do Magistério de Paracuru, debatidas em assembleia no último dia 17 de janeiro. No próximo sábado (04), haverá outra assembleia com a categoria para repassar os encaminhamentos da audiência. O encontro será no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paracuru, às 8h.

Durante a reunião na Prefeitura, também estavam presentes o vice-presidente estadual do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, os membros da Comissão Municipal da APEOC em Paracuru, o dirigente Mikaelton Carantino, e o assessor jurídico, Ítalo Guerreiro. Veja os encaminhamentos da audiência:

Reajuste Salarial e Mesa de Negociação
A categoria reivindica um aumento de 7,64% no vencimento base, valor correspondente ao reajuste do Piso Nacional do Magistério, com repercussão em toda a carreira. Além disso, foi sugerida a composição de uma Mesa de Negociação Permanente do Sindicato APEOC e Prefeitura de Paracuru para tratar regularmente das pautas de interesse dos profissionais da Educação da cidade.

Precatório do Fundef
Está previsto para este ano o pagamento do precatório do Fundef aos professores de Paracuru. O ex-prefeito, Sidney Gomes, havia se comprometido a destinar 60% dos recursos do Fundef aos docentes. O atual gestor afirmou que ainda está estudando o assunto, mas alegou que irá cumprir o que a lei determinar. O valor do precatório do Fundef de Paracuru é de aproximadamente R$ 28 milhões.

Recursos do Fundeb
Também foi questionada a destinação dos recursos do Fundeb advindos da repatriação ocorrida no final do ano passado. A presidente do Conselho do Fundeb em Paracuru, Cleia Araújo, esteve na reunião para acompanhar o andamento dos recursos. O Sindicato APEOC e o Conselho de Acompanhamento e Controle do Fundeb cobram a prestação de contas de 2016. O prefeito informou que a contabilidade das contas públicas da última gestão ainda não foi concluída.

Corte de empréstimos consignados
Além disso, o Sindicato questionou o corte de empréstimos consignados aos profissionais da Educação. O prefeito alegou que a suspensão atinge servidores de todas as áreas e que esta é uma medida que vai durar um ano. Depois será avaliado o impacto que o corte gerou à economia do município.