Integrantes do Observatório da Equidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) apresentaram na Conferência Nacional de Educação (Conae 2010), um panorama das principais dificuldades e desafios enfrentados pelo sistema de ensino brasileiro. Juçara Dutra, representante da CNTE no CDES, apontou o alto índice de analfabetismo como um dos principais fatores da desigualdade social no país.

“O observatório detectou também outros obstáculos como o acesso restrito à educação de qualidade, sobretudo entre as crianças; os níveis insuficientes e desiguais no desempenho do ensino fundamental, com acesso limitado para alunos com deficiência; baixos índices de aprovação no ensino médio; e acesso restrito e desigual ao ensino superior”, afirmou.

O representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Aparecido Ribeiro, disse que um dos principais entraves para o desenvolvimento social no Brasil é a má gestão dos impostos. “Pouco mais de 4% do PIB é destinado à educação. A recomendação internacional é de cerca de 6%”.