Os dirigentes do Sindicato APEOC tiveram a primeira audiência com o secretário de Educação de Morrinhos, Elício Abreu, na tarde desta quarta-feira (31). Além dos membros da recém eleita Comissão Municipal, o encontro foi reforçado com a presença do secretário geral do Sindicato APEOC, Helano Maia, do assessor jurídico, Ítalo Bezerra, e do assessor político, Kim Lopes. O secretário se mostrou aberto ao diálogo com a categoria e disse que vai mantar uma relação de respeito com o Sindicato, por entender a importância da organização dos trabalhadores por meio da entidade.

 

Durante o debate, o Sindicato APEOC apresentou uma extensa pauta de reivindicações da categoria. Entre as questões mais urgentes estão a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e a liberação de três dirigentes da Comissão Municipal para o exercício da atividade sindical. O secretário afirmou que vai encaminhar a cobrança e negociar com o prefeito da cidade.

O Sindicato também cobrou a realização de concurso público. Elício Abreu anunciou que pretente fazer, em breve, uma seleção pública para contratar profissionais da Educação e disse que a Prefeitura planeja também realizar concurso público, mas não definiu a data. Atualmente, a rede de ensino de Morrinhos conta com 437 professores, entre efetivos e temporários, e mais 60 lotados na Secretaria de Educação, totalizando 497 docentes.

Outra pauta diz respeito ao rateio do Fundeb de 2016. O secretário geral do Sindicato APEOC, Helano Maia, propôs a criação de uma Mesa de Negociação para discutir os valores e pagamento. O secretário disse que vai tratar diretamente com o prefeito e prometeu dar um retorno até o fim da semana.