mobilizacao.brasilia.650x2

Mobilização reúne centenas de funcionários da Educação em Brasília

A Mobilização Nacional dos Profissionais da Educação Pública reuniu no dia 30/10, em frente ao MEC, em Brasília, cerca de 200 representantes dos sindicatos de todo o país, filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), para exigir o direito à formação e à valorização profissional dos funcionários.

mobilizacao.brasilia230x.2A expectativa, segundo Edmílson Lamparina, coordenador do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE) da CNTE, é mobilizar por mais investimentos, principalmente para a formação continuada, com a implementação da lei 12.796/2013, e para o programa Profuncionário, no qual estados e municípios oferecem cursos técnico-profissionalizantes para os funcionários das redes públicas do ensino básico.

A manifestação, pacífica, também cobrou a regulamentação do piso e das diretrizes nacionais para os planos de carreira dos profissionais da educação. A categoria é contra a terceirização e exige a realização de mais concursos públicos.

Após o ato no MEC, os representantes dos sindicatos estiveram no Congresso Nacional para pressionar os parlamentares e, no final do dia, a CNTE foi recebida para uma audiência com o ministro da educação, Aloizio Mercadante. A CNTE entregou um ofício (leia aqui) pedindo urgência na solução das pautas pendentes apresentadas pela categoria.  Durante o encontro, o ministro definiu a criação de um grupo de trabalho e o prazo de 3 semanas para apresentar um posicionamento. “Vocês tem o meu total compromisso em avançar nessas questões”, afirmou Mercadante.

O Sindicato APEOC esteve representado no ato pela companheiras do DEFE/APEOC Ana Lucia e Guerrilde, combativas companheiras quer fazem a luta diária em defesa dos funcionários da Educação no estado do Ceará.