1656204 894424863988210 4117076815769564074 n.300xDurante reunião com os reitores, parlamentares e entidades da área de Educação nesta terça-feira (01), o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Couto, garantiu que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) será mantido. Segundo ele, o programa será ainda mais valorizado e não terá cortes. “Queremos otimizar o processo, alcançando mais escolas de forma integrada e sem cortes”, disse.

A presidenta do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID, Alessandra Santos de Assis, também ressaltou a importância do diálogo na criação de novos editais e na reestruturação do programa. “Enxergamos alguns pontos que precisam passar por correções; por exemplo, a questão do acompanhamento. As mudanças não podem ser feitas de forma unilateral. É preciso ter a participação de todos”, afirmou.

No final da reunião, o MEC decidiu colocar em prática um grupo de trabalho para analisar o fortalecimento do PIBID, bem como estudar a edição do novo edital, previsto para ser lançado nos próximos meses, até que sejam ouvidas as entidades. A senadora Fátima Bezerra e o deputado Waldenor Pereira serão os representantes do Congresso no grupo de trabalho.

O deputado cearense Chico Lopes (PCdoB), defensor do PIBD no Congresso Nacional, também comemorou a decisão de manutenção do programa. “Trata-se de uma grande vitória dos professores e estudantes de vários estados brasileiros, que se uniram nessa luta, por compreenderem a enorme importância do programa para as instituições de ensino e para toda a sociedade”, ressalta Chico Lopes.

APEOC em defesa do PIBID

12773120 10205745522867826 1908524479 o.300xA manutenção do PIBID sem cortes no número de bolsas também é uma bandeira de luta do Sindicato APEOC. Na última quinta-feira (25), o presidente Anízio Melo foi ao Congresso Nacional mobilizar os parlamentares pela defesa do programa. Anízio estava acompanhado dos sindicalistas Alessandro Carvalho e Helder Nogueira, tesoureiro da CUT-Ceará. Eles visitaram os gabinetes dos deputados cearenses José Guimarães e Chico Lopes, além do gabinete da senadora Fátima Bezerra, vice-presidente da Comissão de Educação do Senado Federal.