Candidatos a diretor de escolas da 19ª crede e da capital registrarão suas candidaturas este mês.

Os interessados em participar das eleições para diretores das escolas públicas estaduais sob a jurisdição da 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede), sediada em Juazeiro do Norte, assim como as localizadas em Fortaleza, deverão registrar suas candidaturas entre os dias 23 e 27 de março próximo. As orientações estão na Portaria que regulamenta o processo eleitoral, divulgada pela Secretaria da Educação(Seduc).  As demais Crede confirmaram suas participações entre os dias 18 e 27 de fevereiro.

Conforme o documento, o processo eleitoral terá um calendário diversificado. Para os candidatos às escolas sob a jurisdição das Crede de 1 a 20, exceto a 19, as eleições ocorrerão de 16 de março a 03 de abril, por Crede e por Escola. Na capital e na Crede de Juazeiro do Norte, as comunidades vão escolher seus diretores de 16 de março a 27 de abril. Em Fortaleza, acontecerá por região, enquanto a 19ª Crede observará a mesma sistemática utilizada no interior.

A eleição integra o processo de escolha de diretores para as escolas públicas estaduais. A primeira fase correspondeu à prova objetiva, ao curso a distância de Gestão da Educação Pública e aos exames de títulos. A partir do resultado desse momento, a Seduc formou um banco de profissionais aptos a exercerem funções de gestão nas unidades da rede estadual. Os que optaram por se candidatar ao cargo em comissão de diretor deverão participar da segunda etapa, que corresponde à eleição direta e secreta pela comunidade escolar, de fundamental importância neste processo, como forma de atender ao preceito constitucional de gestão democrática.

VEJA O CRONOGRAMA DO PROCESSO DE ELEIÇÃO DE DIRETORES/2009

CREDE: 1 A 20 – Exceto as escolas sediadas no município de Juazeiro do Norte (19ª CREDE) que seguirão o mesmo cronograma da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza(Sefor)

ATIVIDADE PERÍODO/DATA

Período de Registro de Candidaturas – de 18 a 27/02/2009 – Período de Eleições (calendário diversificado de 16/03 a 03/04/2009 por CREDE/por Escola)

SUPERINTENDÊNCIA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA – SEFOR

ATIVIDADE/PERÍODO/DATA

Período de Registro de Candidaturas de 23/03 a 27/03/2000

Mais informações pelos telefones: 3101-3993/7858


SEM EDUCAÇÃO, NÃO HÁ CIDADANIA!

SINDICATO APEOC/CNTE/CUT