A mais nova Comissão Municipal do Sindicato APEOC foi empossada na tarde desta segunda-feira (13). O grupo vai coordenar as atividades sindicais dos profissionais da Educação de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. A posse foi conduzida pelo presidente estadual do Sindicato, Anizio Melo, acompanhado da tesoureira da entidade, Penha Alencar.

A Comissão Municipal de Itaitinga é composta pelas professoras Mônica Ferrer (presidente), Yaponira Chaves (vice-presidente), Joselina Machado (secretária), Nívia Rodrigues (tesoureira), Leny Pereira (suplente) e Cosmo Tavares (suplente). O grupo foi eleito em assembleia realizada no dia 24 de janeiro.

Boas-vindas

Anizio Melo parabenizou as integrantes da nova Comissão Municipal de Itaitinga pela coragem e compromisso de assumir a APEOC na cidade. Ele reforçou que a representação sindical dos profissionais da Educação é uma missão árdua, porém muito gratificante. Anizio também lembrou que as questões da Educação não se resumem apenas às reivindicações locais. “É preciso se engajar em lutas ainda maiores, em nível nacional, como a defesa dos royalties do pré-sal, a nacionalização da carreira, o financiamento do Ensino Público. Esses desafios têm impacto direto nas questões municipais”, afirmou.

A professora Penha Alencar lembrou que além das questões corporativas, o Sindicato APEOC também tem uma ampla rede de serviços disponíveis aos novos sócios de Itaitinga. Ela ressaltou a importância da assessoria jurídica, como também os diversos serviços na área de saúde, lazer e convênios oferecidos aos filiados.

Luta em Itaitinga
A Comissão Municipal de Itaitinga já começa o trabalho com uma série de desafios pela frente, como a revisão do pagamento do precatório do Fundef, que deve gerar ações judiciais; a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração; a universalização do 1/3 para atividades extraclasses, entre outros.

Durante a solenidade de posse foi assinado um ofício destinado à prefeitura de Itaitinga solicitando uma audiência com o prefeito Abel Cercelino Rangel Júnior, para tratar das reivindicações da categoria.

Após a assembleia que escolheu a nova comissão, mais de 120 profissionais da Educação de Itaitinga já deram entrada no processo de filiação ao Sindicato APEOC. A rede municipal é composta por 306 professores e mais de duzentos funcionários.