O Sindicato APEOC participou nesta terça-feira (11) de uma audiência com a secretária de Educação de Forquilha, Mirterdan Loiola, para cobrar a definição do pagamento do precatório do Fundef aos professores da rede municipal. Representando o Sindicato APEOC estavam o presidente estadual, Anizio Melo, e o representante da entidade na região Norte do estado, Gilvan Ferreira. Um grupo de professores do município também acompanhou a reunião.

 

O prefeito de Forquilha, Gerlásio Loiola, já havia se comprometido a destinar 60% dos recursos do precatório aos professores da rede municipal.  Entretanto, o montante, de aproximadamente R$ 11 milhões, foi bloqueado pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) e ainda não foi repassado aos professores de Forquilha. Durante a audiência, foi eleita uma comissão que definirá os critérios de pagamento da verba. A recém-eleita comissão terá representação da Prefeitura, do Sindicato APEOC e de professores da cidade.

Na próxima terça-feira (18) haverá uma nova audiência com o poder executivo local, ocasião em que a comissão divulgará os critérios de distribuição dos recursos do Fundef.  Em seguida, a proposta será apresentada ao Ministério Público e depois para a Justiça Federal, onde o acordo deve ser homologado. A ideia é que após a conclusão dos trabalhos, todos os entes interessados pressionem o TCM para que haja o desbloqueio do dinheiro e o pagamento seja efetivo aos professores.