Na última terça, as lideranças das diversas entidades de trabalhadores nos Serviços Públicos Estaduais participaram de reunião com os representantes do governo Cid Gomes, na Mesa de Negociação. Fórum criado e credenciado pelo governador do Ceará para receber, discutir e encaminhar pleitos negociados, entre o Poder Público e os Sindicatos da categoria de servidores estaduais.

Dessa reunião, na Mesa de Negociação, os sindicalistas deixaram o encontro decepcionados com as declarações da subsecretária da Secretaria de Planejamento do Estado, e, pior ainda, com as suas sucessivas tentativas de explicar que estava faltando recursos nos cofres do Estado. Para os líderes sindicais a representante oficial do governo revelou fato até então desconhecido pelo povo cearense.

A representante da Secretaria do Planejamento responsabilizou a crise financeira internacional como fator para a falta de recursos nos cofres do Estado e acrescentou que esta situação pode até inviabilizar investimentos em obras públicas, e, com isso o governo deixar de atender as reivindicações dos servidores públicos, especialmente, da saúde, educação e segurança pública.

Para os sindicalistas está faltando sintonia no processo de comunicação do governo Cid Gomes, pois, recentemente, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, disse que a arrecadação do estado havia aumentado e o Tesouro Estadual tinha disponibilidade financeira para investir em setores de incentivo ao crescimento econômico, bem como alavancar o bem estar social, com qualidade de vida saudável.

Nessa mesma linha de entusiasmo o líder do governo, deputado Nelson Martins, do PT, declarou à imprensa que dinheiro não era nem seria problema aos cofres estaduais. Havia reservas criadas por força de superávit primário, em valores suficientes que podem atender investimentos em setores essenciais do Estado e até financiar parte dos R$ 250 milhões com a construção do Acquário Oceânico na Praia de Iracema.

As entidades representativas dos servidores estaduais pedem agora um mínimo do governo do Estado: explicações oficiais sobre o que afirmou a sua representante na Mesa de Negociação.