anizio.copa.site

O professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, foi um dos convidados do Seminário “Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014”,

que contou com debates e explanações de lideranças locais a respeito dos investimentos do Governo Federal na Copa do Mundo e seus impactos junto à sociedade do nosso País. O Seminário, promovido pela Secretaria Geral da Presidência da Repúblic, aconteceu na terça-feira (dia 06/05) no auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa.

anizio.copa.4Na oportunidade, o professor Anízio Melo fez entrega de documento ao Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e destacou em seu pronunciamento teses produzidas pelo Sindicato APEOC visando maior financiamento para a educação pública brasileira e, consequentemente, a valorização dos profissionais do ensino para promover uma educação com qualidade social.

“Dentro do atual modelo de financiamento do ensino público, o início da valorização dos profissionais da educação, principiada com a Lei do Piso do Magistério, ancorada no FUNDEB, chegou ao seu limite. Portanto, se não radicalizarmos com responsabilidade e conteúdo nossas bandeiras (Nacionalização da Carreira do Magistério, Royalties no FUNDEB e Fundo de Equalização da Carreira) poderemos já a partir deste ano de 2014 chegar à estagnação no que diz respeito à valorização dos profissionais do ensino via carreiras estaduais e municipais”, frisou Anízio Melo.

anizio.copa.5O presidente do Sindicato APEOC também destacou em sua fala no Seminário realizado na Assembleia Legislativa: “Um governo que nacionaliza uma Copa tem capacidade de nacionalizar uma Carreira. Se Lula é o pai do Piso, a Presidente Dilma tem que ter a coragem de ser a mãe da Carreira”. Lembrou Anízio que bandeiras como a da Nacionalização da Carreira foi aprovada em 2012 no Congresso Estadual da CUT e Congresso Nacional da CUT; tema de Audiência Pública no Congresso Nacional, em Brasília, em 2013; e aprovada no Congresso Nacional da CNTE, em Brasília, em 2014. Documento sobre o tema foi entregue à Presidente da República, Dilma Rousseff, ao Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e ao próprio Gilberto Carvalho”, afirmou Anízio Melo.

anizio.copa.3O Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, elogiou a fala do presidente do Sindicato APEOC e reconheceu a proposta da nossa instituição sindical. Declarou Gilberto Carvalho que recebeu o Sindicato APEOC em São Paulo e que levaria suas justas e urgentes reivindicações à presidente Dilma Rousseff. “Essa proposta do Sindicato APEOC merece apreciação e resposta do governo federal”, afirmou o  Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República.

No próximo dia 22/05, às 14h, o Sindicato APEOC promove em parceria com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, o Seminário “Ciclo de Debates da Educação”. Um novo ciclo com os profissionais da educação sobre todas essas bandeiras de luta que precisam ser complementadas, e que se inicia no Ceará, começando por Fortaleza e Região Metropolitana.

ROYALTIES NO FUNDEB, NACIONALIZAÇÃO DA CARREIRA, LEI DO PISO NA INTEGRALIDADE, FUNDO DE EQUALIZAÇÃO DA CARREIRA E 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ESSE É O JOGO!