10565207 877690692242317 1271493870529842345 nEm cumprimento ao acordado ao fim da manifestação dos professores ocorrida no dia 17 de setembro, os representantes do Poder Executivo Municipal receberam os representantes do Sindicato APEOC com o intuito de fornecer esclarecimentos e traçar medidas de combate aos problemas enfrentados pela categoria no que tange ao pagamento das remunerações.

Como representantes do Sindicato APEOC estavam presentes o presidente e o vice da comissão municipal, os professores Alessandro Carvalho e José Cleilson Coelho; o vice-presidente estadual, professor Reginaldo Pinheiro, e o técnico em FUNDEB, Helano Maia. Já representando o poder público municipal estavam a Secretária Municipal de Educação, Cristiane Couto, a procuradora do município, Francisca Marinho, e a contadora, Elenilda Castelo Branco.

A reunião girou em torno de dois pontos: o modo de pagamento dos profissionais da educação em vista da insuficiência do recurso do FUNDEB neste fim de ano e a formulação de uma mesa de negociação permanente, com análise da rede municipal de ensino, para se definir um calendário de pagamento viável para a categoria e para a administração.

Após um momento de apresentação de dados contábeis, a administração, nas pessoas da Secretária de Educação e da contadora do município, assumiu o compromisso de pagar toda a folha da educação municipal deste ano, usando, se necessário, recurso próprio para honrar o compromisso remuneratório dos educadores municipais.

Quanto ao estudo da rede municipal de ensino, ficou acertado que a Secretaria de Educação fará uma pré-matrícula dos alunos entre os dias 10 e 20 de novembro, adquirindo dados da educação municipal para fomentar propostas de aperfeiçoamento da rede, buscando diretrizes para viabilizar, em 2015, a formulação do tão esperado calendário de pagamento para a categoria.

A próxima audiência ficou marcada para o dia 27 de novembro (quinta-feira) para aprofundamento do debate.

O Sindicato APEOC continuará defendendo, na mesa de negociação, o interesse dos educadores e servidores da educação.