Merecemos comemorar nossas conquistas, fruto de muita luta, feita por muita gente, durante longo tempo. Mas continuar a saga em defesa da escola pública de qualidade com valorização de seus profissionais é dever de nossa categoria.

O dia do professor transcorreu em um momento temeroso, em que imperam movimentos e ações deliberadamente retrógradas. Direitos sociais, trabalhistas, liberdade de expressão, soberania e democracia estão seriamente ameaçados. Apesar do cenário, a resistência sempre esteve na Educação Pública. Após décadas de enfrentamentos contra a ditadura e a exploração da classe trabalhadora, conseguimos reconstruir a democracia através dos
movimentos sociais. A partir dali, pavimentamos o país com uma constituição cidadã, que possibilitou a criação de direitos sociais e, mais tarde, importantes políticas públicas. Na sequência, programas e projetos sintonizados com a inclusão social, distribuição de renda, igualdade de oportunidades e respeito ao meio ambiente e às diversidades de todas matizes concretizaram o ideal democrático.

Os professores, com muita fibra e responsabilidade, através de suas organizações sindicais, foram sedimentando um processo de revalorização, que, tem como referências: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Piso Nacional do Magistério, Fundef, Fundeb, compromisso de investimento de 10% do PIB em Educação, aplicação dos recursos do pré-sal no Ensino Público, sistema de cotas, Enem, Ideb, planos de carreira estaduais, etc. Avanços que estão sendo
destruídos de norte a sul, de leste a oeste, vitimando nossa categoria com atrasos e arrocho salarial, desmonte de direitos, com o agravante da tentativa de amordaçar o educador.

No Ceará, estamos remando contra a maré, mantendo, ampliando e qualificando nossos passos para frente. Através de muita mobilização, proposição e negociação conseguimos efetivar, em lei estadual, o investimento mínimo de 80% mínimo do Fundeb para a valorização do magistério, e, em seguida, conseguimos propor e conquistar a melhor estrutura de carreira de professor do Brasil.

Entendendo a necessidade imperiosa de reflexão sobre as ameaças que pairam sobre nós. Quero destacar a importância de conhecermos e reconhecermos nossa trajetória coletiva de lutas e conquistas para recuperá-las onde perdemos e mantê-las onde ainda temos, na perspectiva de retomar o que é nosso: o país, a soberania, a liberdade e a dignidade!

Prof. Anizio MeloPresidente do Sindicato APEOC