20160316 150749 1A direção do Sindicato APEOC promoveu nesta quarta-feira (16) um debate sobre financiamento da Educação Pública, sob a perspectiva da ameaça de fontes de investimento e o desafio da mobilização dos trabalhadores para garantir a manutenção e ampliação dos recursos. O encontro ocorreu no auditório da sede do Sindicato APEOC, em Fortaleza.

O presidente estadual Anizio Melo abriu as discussões dando um panorama geral sobre a conjuntura política e econômica e as batalhas que os trabalhadores da Educação precisam enfrentar no campo do financiamento da Educação Pública. Ele afirmou a necessidade da mobilização pra pressionar o Congresso Nacional e o Governo Federal para levar a diante o projeto de Nacionalização da Carreira do Magistério, assim como a garantia de ampliação do FUNDEB, dos 10% do PIB para Educação, da regulamentação do uso dos royalties para o Ensino Público e as regras de investimento do Fundo Social do Pré-Sal.

O vice-presidente estadual, Reginaldo Pinheiro, também participou do debate apresentando os princípios da legislação atual que garante os investimentos na Educação mas que ainda são frágeis diante da falta de regulamentação de algumas leis e da ausência de controle social. O secretário geral, Helano Maia, apresentou histórico (2011 a 2015) das lutas e conquistas na remuneração e carreira do magistério estadual cearense.

Após a explanação, foi dado início ao debate. O encontrou contou com participação de profissionais da Educação do interior e da capital.