1544501 532508586858760 2591519403516649062 n.pNa quinta-feira, 1º de maio, a programação acontecerá em Fortaleza e em 8 regionais do estado. Também está prevista a realização de audiência pública na segunda (28/04) e caminhada na quarta (30/04)

No Dia Internacional do(a) Trabalhador(a) – 1º de Maio, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) ressalta sua participação protagonista na construção de uma sociedade mais justa e sai às ruas de todo país na perspectiva de defender as bandeiras de luta da classe trabalhadora. No Ceará, a programação começa na segunda-feira (28/04), com audiência pública solicitada pela Assembleia Legislativa do Ceará e pela Câmara Municipal de Fortaleza, às 15 horas, na sede da CUT-CE (Rua Solón Pinheiro, 915. Bairro José Bonifácio).  O evento marca o início das comemorações pelo Dia do(a) Trabalhador(a).

CAMINHADA

Na quarta-feira (30/04), a partir das 15 horas, os trabalhadores e trabalhadoras saem em caminhada pelas ruas do Centro de Fortaleza. A concentração será às 15 horas na Praça da Bandeira com destino a Praça do Ferreira.

Com o tema “Fortalecendo a democracia para manter direitos e avançar nas conquistas”, os trabalhadores estarão organizados, durante a caminhada, simbolicamente em oito alas. Cada ala representará bandeiras da pauta de reivindicações, sendo elas: Reforma agrária, Já!, Educação, Igualdade de oportunidades, Pela reforma do sistema político, Trabalho Decente, Redução da jornada de trabalho, Queremos Paz e Ditadura nunca mais.

A estimativa é de que participem da mobilização os 13 ramos de atividade econômica organizados na CUT, diversas representações dos movimentos sociais, populares, e sociedade civil. Os trabalhadores metalúrgicos garantem a presença massiva do ramo na mobilização.
 
CARREATA

E na quinta-feira, 1º de maio, será realizada, a partir das 8 horas da manhã, uma carreata tendo como tema central a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, bandeira histórica dos trabalhadores. A mobilização conta com a parceria da Igreja São Francisco de Assis/Região São José – Pastorais Sociais e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos CNM/CUT. A concentração da carreata será em frente à Igreja Santa Edwirges, na avenida Leste Oeste, após a tradicional missa prevista para às 07:30 e o café da manhã solidário, que será realizado logo após a celebração na paróquia. Os carros seguirão pela Avenida Beira Mar com destino à Praia do Futuro.

Além da programação em Fortaleza, o 1º de maio será marcado por mobilização em mais 8 regionais do Ceará: Crateús, Sobral, Iguatu, Cariri, Maciço do Baturité, Vale do Jaguaribe, Itapipoca e Sertão Central. Os atos regionais no interior juntamente com a carreata de Fortaleza vão reunir cerca 11 mil trabalhadores de forma descentralizada no 1º de Maio.  

Segundo a presidenta da CUT-CE, Joana Almeida, a data é um marco para a classe trabalhadora, já que foi estabelecida em homenagem aos operários dos Estados Unidos que se organizaram por melhores condições trabalho e qualidade de vida. “A greve de 1886 teve como foco a redução da jornada de trabalho. E mais de cem anos depois, o tema continua em pauta. Naquele momento dezenas de trabalhadores foram mortos, oito dirigentes sindicais condenados, cinco deles a força, dois a prisão perpétua e um a 15 anos de prisão. No Brasil com muita organização e lutas conquistamos a democracia, e com ela estabelecida é necessário manter os direitos conquistados até e aqui e ampliar. É por essa razão que os(as) trabalhadores(as) do Ceará e do Brasil estarão mobilizados neste dia tão simbólico da nossa luta”, ressalta.
 
SERVIÇO: PROGRAMAÇÃO 1º DE MAIO
SESSÃO SOLENE – DIA DO(A) TRABALHADOR(A)
DATA: 28/04/2014 (Segunda-feira)
HORÁRIO: 15 horas
LOCAL: Sede da CUT-CE – Rua Solón Pinheiro, 915. Bairro José Bonifácio
 
CAMINHADA
DATA: 30/04/2014 (Quarta-feira)
HORÁRIO: 15 horas
LOCAL: Praça da Bandeira (Concentração)
 
CARREATA
DATA: 1º de maio de 2014 (Quinta-feira)
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Igreja Santa Edwirges (Av. Leste Oeste)
 
PROGRAMAÇÃO REGIONAL
Dia 1º de Maio (quinta-feira)
07h – REGIÃO CRATEÚS – Feira da Agricultura Familiar e comemoração do 1º de Maio, em Ararendá.
08h – REGIÃO SOBRAL – Caminhada no Município de Ibiapina, em parceria com o Sind. Trabalhadores Rurais.
08h – REGIÃO IGUATU – Caminhada dos trabalhadores em Icó, em parceira com o Sind. Trab. Rurais de Icó.
08h – REGIÃO CARIRI – acampamento do trabalhador e final da 11ª Copa de Futebol Society, em parceria com o Sind. Comerciários de Juazeiro do Norte.
08h – REGIÃO VALE JAGUARIBE – Ato público em Tabuleiro do Norte.
08h – REGIÃO METROPOLITANA – Ato público, na Praça da Matriz, em Caucaia.
09h – REGIÃO SERTÃO CENTRAL – Ato público dos trabalhadores – “Dia
de Luta e de Luto”, em Quixadá.
 
*Fonte: Camila Carvalho – Assessoria de Comunicação da CUT-CE (9674.7316)