Um estudo feito nos Estados Unidos acaba de revelar que a atividade física tem relação direta com o desempenho escolar da criança.

Os pesquisadores submeteram crianças de 9 e 10 anos a testes de raciocínio em dias diferentes. No primeiro, elas caminharam sobre a esteira; no outro, descansaram. “O exercício físico fez com que os garotos tivessem maior atenção nas avaliações, melhor resultado nas tarefas e compreensão mais clara da leitura”, conta o autor do trabalho, Charles Hillman.

Segundo Hillman, o que se sabe por enquanto é que suar a camisa mexe com o cérebro: “O exercício faz com que proteínas e neurotransmissores associados a aspectos importantes da aquisição de conhecimento atuem de forma diferente”, diz ainda: “É preciso concentração, habilidade de postura, coordenação e equilíbrio para aprender movimentos como estrela ou cambalhota”, explica o pediatra. “Repare que são todos requisitos também atrelados à aprendizagem.”

Manter a concentração e a postura correta são pré-requisitos básicos para uma boa aprendizagem Três recomendações de sucesso:

  1. Apostar na recreação e não na competição
  2. Nunca exigir mais do que a criança pode dar
  3. Deixar as crianças livres para brincar