A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa aprovou o projeto de autoria do deputado Ferreira Aragão, que incentiva a abertura de escolas públicas estaduais nos finais de semana,  feriados e períodos de recesso, para ofertas de atividades culturais, esportivas, de lazer e reforço escolar. O deputado justifica o projeto afirmando que o Brasil é marcado por elevados níveis de pobreza e falta de oportunidade de ocupação para significativa parcela da juventude.

Acrescenta que a escola pública, além de exercer suas funções educativas regulares, pode desenvolver ações amplas de integração social e de apoio às populações de baixa renda.

“Muitas escolas públicas estaduais dispõem – e as demais deveriam dispor – de infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades recreativas, culturais e de reforço dos estudos. Não parece razoável que ao longo de mais de um terço do ano civil, suas quadras esportivas, auditórios, bibliotecas e laboratórios permaneçam fechados, impossibilitando à comunidade, muitas vezes carente de serviços públicos dessa natureza, o acesso a essas instalações”, observou o deputado Ferreira Aragão.