O Sindicato APEOC participou nesta segunda-feira (22) de uma reunião com professores, gestores e representantes da Secretaria da Educação do Estado para discutir as propostas levantadas nos encontros anteriores sobre a construção de uma política permanente de valorização dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs). O encontro foi coordenado pelo vice-presidente estadual do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, e contou com a presença de servidores de várias regiões do estado.

A ideia foi alinhar uma metodologia de trabalho para encaminhar propostas e sugestões a respeito de quatro eixos temáticos referentes às principais demandas dos CEJAs. São eles:

– Comunicação e divulgação da atuação dos CEJAs no contexto da Rede Estadual de Ensino;

– Dados/números/SIGE/Metas;

– Propostas Pedagógicas;

– Modelo de Funcionamento Individual de cada CEJA.

As discussões levantadas no encontro desta quarta (22) vão suscitar debates entre os gestores, professores, técnicos e alunos em cada um dos 32 CEJAs. As unidades vão elaborar um conjunto de proposições. As propostas vão ser avaliadas por quatro comissões de sistematização que se reunirão nos dias 08 e 09 de junho. O material conclusivo será transformado num documento para ser apresentado ao secretário de Educação, Idilvan Alencar.

Negociação avança

A reunião desta quarta (22) foi proposta no último dia 13 de maio, quando os professores dos CEJAs se reuniram com o vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, na sede da entidade, para avaliar os encaminhamentos da última audiência realizada com o secretário da Educação, realizada no dia 08 de maio.

Esse processo de discussão sobre a reestruturação dos CEJAs começou em janeiro de 2016.