Pelos parâmetros do Programa de Avaliação Internacional de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), os estudantes do Ceará melhoraram, desde 2006. Mas o desempenho dos estudantes segue como um dos 10 piores do País.

Os estudantes do Ceará melhoraram em leitura, matemática e ciências desde 2006. Mas não o suficiente para alcançar à média do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês). O desempenho do Estado no sistema de avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está entre os 10 piores do País, com 376 pontos de média geral das provas voltadas para adolescentes de 15 anos.

A média geral do País, englobando as provas de leitura, matemática e ciências, foi de 401 em 2009. De três em três anos, o Pisa é aplicado em cerca de 70 países, membros ou parceiros da OCDE.

No Nordeste, o Ceará fica com a quarta maior média global. A melhor notícia vem da nota de ciências, onde houve um crescimento de 18 pontos em relação a 2006. A pontuação é a segunda maior entre os estados nordestinos, superada somente pela Paraíba.

Em leitura, o Ceará ficou com 381 pontos, enquanto a média nacional foi de 412. Já em Matemática, o Estado caiu no ranking de pontuação no Nordeste em comparação com a avaliação anterior. De quarta maior nota, passou para quinta.