A Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Caucaia participou na tarde desta quinta-feira (16) de uma audiência com a secretária municipal de Educação do município, Lindomar Soares. O encontro ocorreu no gabinete da Secretaria Municipal de Educação e tratou de pautas de reivindicações do magistério. Veja os encaminhamentos.

Progressão e equiparação

O Sindicato cobrou explicações sobre as mudanças de nível e progressões em andamento no município, além de um posicionamento da gestão sobre a equiparação de professores efetivos em cargos comissionados. A secretária afirmou que estão sendo feitos estudos para que o pagamento seja realizado a todos que tenham direito, incluindo mestres e doutores, e se comprometeu a analisar os ajustes necessários para a equiparação.

Precatório do FUNDEF

A Comissão Municipal comunicou a importância e necessidade de se fazer presente na mesa de negociação do precatório, juntamente com a secretaria, para fiscalizar o investimento do fundo, que deve ser utilizado para a Educação e 60% exclusivos para o magistério, porcentagem já assegurado por meio de decisão judicial.

Superlotação, falta de funcionários e calendário letivo

Algumas escolas do município de Caucaia vêm sofrendo com a superlotação das salas de aula. Durante a reunião, a secretária autorizou a divisão dos estudantes, desde que haja condições favoráveis nas escolas que receberão os novos alunos. Sobre os funcionários, Lindomar afirmou que uma seleção foi feita e a convocação acontecerá em breve. A secretária também se reunirá com gestores escolares na próxima semana para discutir o novo calendário letivo.

Concursados e estágio probatório

O Sindicato APEOC questionou sobre a convocação dos candidatos do último concurso para professores do município. A gestão afirmou que todos os aprovados serão convocados assim que os estudos técnicos sobre a necessidade dos cargos sejam finalizados. Já os servidores que concluíram o período probatório em janeiro de 2017 seguiram no tramite legal de avaliação do estágio.