A “aparente tranquilidade”, vivenciada por nós professores cearenses, contrasta flagrantemente com o caos político-econômico nacional, que por sinal é ainda maior em determinados estados da federação. O atual cenário cearense não durará para sempre e não tardará para ser contaminado pelo cenário nacional.

Para nós, professores, a situação tende a ser ainda mais grave por termos avançado expressivamente nos últimos anos no que se refere a valorização salarial, fruto de muita luta e negociação qualificada.

O alvo prioritário do governo de plantão será a nossa NOVA CARREIRA, não sendo exagero afirmar que é a melhor estrutura de carreira do país, por ser a única que dispõe de promoção anual com ganhos de 5% no vencimento base para 60% dos professores.

Sabendo disso, torna-se ainda mais importante, para nós professores cearenses, conhecermos e reconhecermos a NOVA CARREIRA como uma CONQUISTA INARREDÁVEL para a categoria e de fundamental importância para a melhoria da educação pública cearense, assim ampliaremos nossa capacidade de luta para manter essa e outras conquistas tão importantes para a valorização docente, seja qual for o governo de plantão.

É urgente para cada um de nós assumirmos a tarefa de estudar, conhecer, valorizar e divulgar a nossa carreira para colegas de profissão que ainda não a conhecem. Nenhuma conquista vem de graça, cai do céu ou é fruto do acaso, então, motivação e reconhecimento são fundamentais para o avanço na pauta de melhorias para nossa categoria.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Helano Maiaprofessor da Rede Estadual e secretário geral do Sindicato APEOC