O Sindicato APEOC continua na luta em defesa dos profissionais da Educação. A entidade participou de uma audiência com a prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira, na tarde desta sexta-feira (20).

No encontro estavam presentes o vice-presidente estadual, Reginaldo Pinheiro, a presidente da Comissão Municipal, Socorro Leocádio, o vice-presidente, Ivandi Vieira, e a tesoureira, Odacir Lima de Sousa.

No encontro foram discutidas algumas pautas de reivindicação da categoria. “Apesar de alguns impasses, nós, que representamos a categoria, estamos em defesa dos profissionais da Educação”, falou Ivandi.

Carga Horária Para Atividades Extraclasse

A prefeita atendeu a reivindicação do Sindicato e implantará 1/3 da carga horária para atividades extraclasse a partir desse ano em todo o município de forma paulatina, começando com 20% do efetivo, já que haverá necessidade da reorganização da rede, com contratação de novos professores. De acordo com o projeto de lei Nº 016/2016, 1/3 da carga horária dos professores deve ser destinad a a atividades extraclasse, como planejamento, por exemplo.

Ampliação de Carga Horária

A prefeita do município de Boa Viagem acordou com o Sindicato APEOC a implantação do benefício mas fez alguns questionamentos referentes ao projeto de lei Nº 016/2016, e pediu que uma adequação seja feita para evitar problemas futuros de âmbito judicial e nas aposentadorias. De acordo com o projeto de lei, após aprovação do texto pela Câmara, os professores interessados no benefício terão um prazo de 90 dias para requerer a ampliação definitiva. Após a inscrição, a Prefeitura fará a análise do processo no período máximo de 60 dias. A entidade estará à disposição dos profissionais do Magistério com assessoria jurídica fazendo a defesa dos professores em conformidade com a lei, acompanhando de perto o processo da ampliação.

Rateio e Gratificações

Aline Vieira se comprometeu em verificar se 60% do Fundeb foram aplicados no magistério. Se não foi atingido o percentual, será feito o rateio para os profissionais da Educação. A prefeita também se comprometeu em implantar políticas de valorização dos servidores não docentes por meio de gratificações, além de uma ajuda de custo para deslocamento dos professores que forem lotados em um polo distante.

Classes Multisseriadas

Outra reivindicação dos professores diz respeito às classes multisseriadas do sexto ao nono ano do ensino fundamental. A prefeitura atendeu ao pedido e agora os profissionais da Educação atenderão por disciplina, lecionando somente em sua área de formação.

Piso Salarial

O Sindicato segue em negociação com a prefeitura. A entidade cobra o piso do Magistério, com aumento de 7,64% retroativo a janeiro. A data base da negociação é março.