O município de Baixio, no interior do estado, agora conta com a representação do Sindicato APEOC na luta em defesa dos direitos dos profissionais da Educação. A Comissão Municipal do Sindicato APEOC foi eleita e empossada pelos docentes presentes na assembleia, realizada na Escola Estadual Horacio Teixeira, na tarde desta terça-feira (12). Estavam no encontro o presidente estadual da entidade, Anizio Melo; e o assessor político, Roque Melo.

A Comissão Municipal que vai dirigir as atividades sindicais do município até fevereiro de 2019 é formada pela presidente, Cosma Gomes da Silva; o vice-presidente, Douglas Leão; a secretária, Maria Salete da Silva; a tesoureira, Damiana Duarte Ferreira; e os suplentes, Ronaldo Tavares Lucena e José Aldo Santos Ferreira.

O presidente estadual, Anizio Melo, apontou a importância da oficialização do Sindicato APEOC no município, resultado de um pedido da categoria que reivindicava a presença da entidade em Baixio. “Nós vamos juntos com a Comissão Municipal elaborar um plano de luta, readequar o Plano de Carreira, além de garantir e ampliar os direitos dos trabalhadores”.

Assembleia sobre precatórios do Fundef

Após a posse da Comissão Municipal, a diretoria do Sindicato APEOC junto com os novos dirigentes participaram de uma Assembleia na Escola Municipal Antônio Alves de Farias que tratou sobre o precatório do Fundef de Baixio, no valor de R$ 40 milhões. A reunião definiu a posição de cobrança da categoria pelos 60% destinados aos profissionais da Educação. Além disso, foram definidos os critérios de quem terá direito à verba, e uma comissão de professores foi escolhida para acompanhar o processo.