O deputado Artur Bruno destacou durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, a audiência ocorrida entre o governador Cid Gomes, representantes do Sindicato – APEOC e da secretaria estadual de Educação, para debater reivindicações dos professores.

Segundo o parlamentar, os representantes do Sindicato – APEOC conseguiram a criação da Comissão Especial de Valorização do Magistério, assim como o governo garantiu a progressão horizontal de 5% a mais no salário dos professores da rede estadual de ensino. O parlamentar lembra que ano passado esse percentual não foi aplicado e que deve ser retroativo. Também ficou assegurado o nivelamento salarial dos professores temporários e efetivos de início de carreira estadual já que há uma diferença. Existem no Ceará 22 mil professores na ativa e cerca de 11 mil deles são temporários.

Em entrevista recente ao Diário do Nordeste, o deputado Artur Bruno afirmou que o Conselho Nacional de Educação deliberou uma norma permitindo que no máximo 10% dos professores da rede pública de ensino sejam temporários. Em nível de Estado do Ceará esse percentual é de 50%.

A Constituição Federal e do Estado são claras, dizia o deputado do PT, o professor temporário exercerá função apenas em substituição àqueles professores efetivos (da carreira), que estão afastados por algum tipo de licença ou férias. Mas alega que não é bem isso que ocorre no Estado, já que a maioria dos temporários do Estado do Ceará, afirma, exerce a função do magistério há oito, nove e, até mesmo, 10 anos.