LOGO 11CONCUTO Sindicato APEOC participa em São Paulo do 11° CONCUT (Congresso Nacional da CUT) com 17 delegados (representantes dos trabalhadores em educação do Ceará). O Congresso realiza-se de hoje (dia 09) ao dia 13/07 no Transamérica Expo Center,  Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro.

O Sindicato APEOC leva para discussão de 2.400 delegados e delegadas indicados pelos Congressos Estaduais das CUTs em todo o Brasil e 140 dirigentes de centrais sindicais de mais de 40 países de todos os continentes, seu novo manifesto intitulado: “É hora de radicalizar a federalização da carreira docente”. O manifesto foi aprovado no último mês de maio aqui no Ceará no 12º Congresso Estadual da CUT.

Nesse manifesto, o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, deixa claro que há uma urgente necessidade de se criar um movimento de âmbito nacional, fundamentado em projeto sustentável que assegure desenvolvimento econômico ao país e bem-estar social à nação.  E defende que a federalização da carreira docente põe um fim à nefasta especulação de inviabilidade financeira dos pequenos municípios. “Estamos lutando para a formação de um Sistema Nacional de Educação, onde a carreira seja nacionalizada, através de uma lei federal”, declara o professor Anízio Melo.

O 11° CONCUT – Congresso Nacional da CUT – iniciado hoje em Santo Amaro, São Paulo, discute também em vários seminários assuntos como: a crise do capitalismo, que afeta especialmente países da Europa e os Estados Unidos desde 2008 e vem se aprofundando desde 2010. E para debater as consequências da crise para a classe trabalhadora, entre outros, arrocho salarial e perdas de direitos trabalhistas e de cidadania; e, também, discutir estratégias de enfrentamento para garantir manutenção das conquistas e superar a crise, a direção da CUT convidou representantes de centrais sindicais internacionais e o professor Doutor pela USP Vladimir Safatle.

O 11º CONCUT vai escolher a Direção Executiva Nacional da CUT para o período 2012-15. Helder Nogueira Andrade, secretário geral da CUT/CE, é da direção do Sindicato APEOC e faz parte da coordenação dos 223 delegados indicados pela Central Única dos Trabalhadores no Ceará.

Acompanhe a transmissão online no site da  CUT.