fundef.itaicaba.300xNa manhã desta quarta-feira (24), o Sindicato APEOC obteve mais uma conquista na luta em favor da valorização do magistério. O município de Itaiçaba, no interior do estado, acatou a tese da entidade em defesa do investimento do precatório do Fundef na valorização dos docentes.

O prefeito da cidade, José Orlando, confirmou legalmente, por meio de um documento a ser enviado à Justiça Federal, o compromisso de repassar 60% dos recursos do Fundef para os professores do município. A previsão de pagamento é em dezembro deste ano. O reconhecimento foi formalizado em petição que será homologado na Ação Civil Pública movida pelo Sindicato APEOC para assegurar o referido direito.

fundef.itaicaba.300x2O acordo foi firmado durante assembleia realizada com os professores da cidade. Além do prefeito, também participaram do encontro o vice-presidente estadual do Sindicato, Reginaldo Pinheiro, o presidente municipal da APEOC de Itaiçaba, Hernandez do Carmo, e o vice-presidente municipal, Danilo Damasceno.

A ação da entidade já surtiu efeito em sete municípios do Ceará. Além de Itaiçaba, as prefeituras de Itapiúna, Aracoiaba, Paracuru, Forquilha, Icó, Jucás e Ibicuitinga se comprometeram a destinar 60% dos recursos do Fundo aos profissionais da Educação, como recomenda o Sindicato APEOC.