Educação em tempo integral, atividades de incentivo à leitura, jogos lúdicos no ensino da Matemática, reforço escolar e valorização profissional. Essa foi a receita de sucesso da Escola Francisco Tavares Abreu, no Eusébio, que obteve média 6,3 nas séries iniciais, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009. Cada escola tem metas individuais a alcançar.

A meta desta para as séries iniciais em 2009 era 3,6. “Já conseguimos ultrapassar em 2010 a meta que era traçada para 2021 (5,5). Esse é um motivo de grande alegria, porque a gente tem procurado trabalhar para atingir essas metas”, afirma o diretor, Antônio Fábio Bezerra.

No Ceará, além de duas escolas na Capital, 48 do Interior tiveram nota igual ou maior a 6,0 nas séries iniciais. Vale lembrar que 6,0 é a média registrada em países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e foi adotada pelo MEC como objetivo para ser alcançado no País até 2021. No Interior, foram 38 escolas de Sobral – que teve excelente desempenho, como

O POVO noticiou na última quarta-feira -, cinco de Pedra Branca, duas de Abaiara, duas do Eusébio e uma de Groaíras.

“Sobral está colhendo frutos de um trabalho de cerca de dez anos. Chamam atenção municípios como Pedra Branca e Abaiara, que são pequenos e pobres, em termos de arrecadação, e conseguiram em curto intervalo de tempo, alcançar esses resultados”, vibra Eloísa Vidal, assessora institucional da Fundação Demócrito Rocha, professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pesquisadora da área. Para ela, estas escolas e Municípios devem ter alguma política que faz com que os alunos aprendam “e muito bem”.

Ainda no Eusébio, a Escola Paulo Sá também se destacou nas séries iniciais, com uma média de 6,4, quando sua meta individual para 2009 era 5,3. Para a diretora Gabriela Maria Gomes da Silva, o resultado se deve à dedicação, empenho e parceria das professoras do 4º e do 5º ano. Mas, além disso, ela cita também o incentivo da Secretaria da educação do Eusébio.

Professora da escola, Marileide Moura acredita na união da equipe, que tem uma relação próxima com os alunos. “Temos um grupo empenhado e crianças maravilhosas”, defende. A secretária da Educação do Eusébio, Marta Cordeiro, destaca que foi o único Município do Ceará a implantar a lei do piso salarial nacional na íntegra, garantindo tanto o salário, quanto o percentual de horas livres para professora fazer planejamento de aula e estudar.

Em Pedra Branca, das 14 escolas avaliadas, cinco atingiram média superior a 6,0. Em Abaiara, duas escolas das três avaliadas atingiram a média. No Eusébio, duas escolas das 26 avaliadas, e em Groaíras uma escola alcançou a média entre cinco analisadas. Pedra Branca obteve as melhores médias do Ceará nas séries iniciais.

A Escola Cícero Barbosa Maciel tirou nota 7,7, e a Escola Sebastião Francisco Duarte alcançou nota 7,6.

Fonte: O Povo Editoria: Ceará Data: 09/07/10