2013.05.15.enem.230xFoi lançado oficialmente hoje, quarta-feira (15/05), o comitê “100% Inscrição no ENEM” composto por várias entidades da sociedade civil organizada e a Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). O foco imediato do comitê é garantir que 100% dos estudantes das escolas públicas do Ceará, 2º e 3º anos do Ensino Médio, façam sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As entidades compreendem que a pauta prioritária do comitê deve ser inserida no processo mais amplo de fortalecimento da Escola Pública através de políticas públicas que garantam a efetivação do direito à educação de qualidade.

As entidades estudantis representadas pela UBES e a UNEFORT enfatizaram a adesão do movimento ao movimento nacional em defesa do ENEM. A democratização no acesso as Universidades Públicas é o mote para a luta pelo fortalecimento do Exame Nacional com ampla adesão dos estudantes das escolas públicas do país. 

O Sindicato APEOC/CUT/CNTE evidenciou que o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras em educação coordena um grande movimento nacional de valorização da Escola Pública, intitulado “Escola Pública Eu Apoio”.

No Ceará o fortalecimento do ENEM como política pública que expressa uma concepção de Estado pautada por fundamentos como a inclusão e a igualdade, é uma das iniciativas que compõem a agenda estratégica do sindicato APEOC/CUT. Um exemplo é o Projeto “Entrar na Universidade para mudar a Sociedade”, desenvolvido pelo sindicato desde 2011 com foco no fortalecimento da participação dos estudantes das escolas públicas no ENEM e, principalmente no acesso as Universidades Públicas. 

Lançamento do Comitê – Entidades Participantes: Sindicato APEOC/CUT/CNTE; Entidades estudantis UBES e UNEFORT; Profissionais da Educação – ASEEC; Representação do Mandato Parlamentar do Deputado Federal Artur Bruno; Representação dos gestores das escolas públicas estaduais; representação dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME/Ce; Fórum Estadual de Educação – FEE e SEDUC.

“ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA, NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊS!”


Serviço: O comitê se reunirá na próxima sexta-feira (17/05) às 16h, na Escola Estadual Dr. César Cals.