Menu
RSS
Cadastre-se e receba notícias por e-mail:
Estante de livros.topo.2

Avaliação de políticas públicas de educação texturas e tessituras do programa mais educação

livro.avaliacao.ppeEste livro trata da educação. Não é mais uma publicação dentre tantas que se encontram no mercado atualmente. Em verdade, a edição deste livro representa um sonho. Um sonho vivido por professoras da educação básica e de nível superior no Brasil, que trazem em suas vidas as marcas indeléveis imprimidas pela profissão docente. Assim, o ponto que nos traz aqui nos leva a pensar duas questões:

1) a educação é imprescindível no sentido de possibilitar a busca pela liberdade. Não a liberdade liberal, que se resume na lógica de consumo exacerbado, em um mercado reificado e reificante. Em tal sentido, o primeiro significa que não podemos prescindir da educação seja ela no formato escolar. Quanto à segunda questão: a relação educação e liberdade é intrínseca ao ato mesmo de educar. Por isto, afirma Weffort (2010), com precisão, que a liberdade é domínio do humanismo ocidental que se desenvolve com a nascente burguesia ainda em 1214. Nisto, esclarecemos que o presente livro é fruto de duas pesquisas realizadas sobre uma mesma temática “educação integral”, tendo em vista que a mesma busca inter-relacionar tal condição, isto é, liberdade e humanismo. O conceito de “educação integral”, conforme Guará (2009, p. 5): “encontra amparo jurídico significativo na legislação brasileira, assegurando sua aplicabilidade no campo da educação formal e em outras áreas da política social.”. De modo que, só nos resta convidar o leitor e a leitora para imergir neste trabalho que tem como único propósito socializar angústias e aflições, cuidados e medos sem perder a fé jamais.

Biografia

elione.mariaElione Maria Nogueira Diógenes é graduada em História e mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O Doutorado em Políticas Públicas foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


elizangela.vale

Elizangela Vale Cunha 

A autora é natural de Fortaleza, casada com Fábio Paz, mãe de três filhos, Thays, Jordan e Thiago. É Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial e Gestão Educacional e Mestra em Avaliação de Políticas Públicas. Tem experiência como servidora em três redes municipais de Educação. Em Caucaia, como professora de Educação Infantil de 1997 a 2001. Em 1998 ingressou em Maracanaú onde atuou como professora de Educação Especial até meados de 2007 estando à disposição do Município de Fortaleza nos dias atuais. Concursada na Rede Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza desde 2001, onde iniciou atuando como professora da Educação de Jovens e Adultos, passando a exercer funções técnicas em 2007. Coordenou o processo de implementação do Programa Mais Educação e Coordenou a Célula de Educação Infantil nas escolas de abrangência do Distrito de Educação V. No Distrito de Educação IV, atuou no suporte técnico executando e acompanhando o processo de lotação dos servidores, entre outras ações. Atualmente está na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação de Fortaleza como gerente da Célula de Acompanhamento Funcional.

Mestre em Avaliação de Políticas Públicas
Especialista em Gestão Educacional
Especialista Educação Especial.
Pedagoga - Técnica em Educação

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio."


tania.roberta

Tânia Roberta da Silva,

A autora é natural de Fortaleza, Ceará, cidade em que nasceu e se criou, tendo a mesma iniciado e finalizado seus estudos de Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas do Estado, graduou-se em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especializando-se em Administração Escolar pela Universidade do Vale do Acaraú(UVA) e adquiriu o título de Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora da Escola Pública das redes estadual e municipal de ensino, estando atualmente desenvolvendo suas atividades docentes na EEFM Polivalente Modelo de Fortaleza, na EEM Otávio Terceiro de Farias e na Escola Municipal Projeto Nascente.  [Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.]