18 Maio 2011
O comitê, instituído pela Portaria Normativa nº 3, de março deste ano, é composto pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, e representantes da autarquia, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/ MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), de entidades de estudos e pesquisas em educação e do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras – FORUMDIR.
A próxima fase para a elaboração da Prova de Concurso Docente é a conclusão da matriz de referência. A previsão é que no início do segundo semestre o documento esteja pronto e seja apresentado aos dirigentes e à sociedade.
Após a apresentação da matriz, o Inep/MEC prevê a abertura de uma chamada pública para elaboração de itens para o exame. Os itens farão parte do Banco Nacional de Itens, o BNI. Passado o período para a escolha dos itens e a realização do exame, os resultados devem sair em janeiro de 2013.
Durante dois meses, março e abril deste ano, técnicos do Inep/MEC visitaram todos os estados do País para apresentar a proposta da Prova nos seminários estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime. Mais de 60% dos dirigentes participaram dos encontros.
A prova
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o ingresso de professores às redes públicas de ensino deve se dar por meio de concurso público, de provas e títulos. Para isso, o Inep vem pensando desde o ano passado na Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. A oportunidade servirá para selecionar candidatos com maior potencial para o exercício da carreira docente nos anos iniciais. Além disso, a prova poderá contribuir para a formulação e a avaliação das políticas públicas de formação inicial e continuada de docentes.
As secretarias de educação que aderirem à Prova de Concurso Docente não precisarão se preocupar com empresas aplicadoras e poderão abrir vagas para professores na quantidade que acharem necessário, a qualquer tempo, aproveitando a nota alcançada pelo candidato no exame. A Prova será única e aumentará significativamente a possibilidade de o professor escolher o local de trabalho e se tornar efetivo em alguma rede de ensino.
Assessoria de comunicação do Inep/MEC
*Republicada em 13 de maio, com alterações
fonte: http://www.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/prova-de-concurso-docente-sera-em-agosto-de-2012?redirect=http%3a%2f%2fwww.inep.gov.br%2f.
| Próximo > |
|---|
















